PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Icon Whats APP (45) 99993-0501

FIQUE ATUALIZADO COM O NOSSO BLOG

Modelo de Estrutura de Franchising
< Voltar

Como ser um Professor de Alta Performance?

Escritor: $row2['titulo']; ?>
Por: Caroline Citadin Perez em 03/02/2020 |   Inglês Método
Você já pensou em ser um High Performance Teacher?
Isso mesmo, ser um Professor de Alta Performance?
 
As ideias que hoje lhes compartilho, as farei com base no livro do autor Içami Tiba: PAIS E EDUCADORES DE ALTA PERFORMANCE, aliando à minha vivência na área da educação em ensino de Inglês, buscando trazer aplicações à esta realidade.
 
Bom, ‘performance’ se refere à atuação, desempenho.
Mas, o que seria ‘alta performance’?
‘Alta performance’ estaria ligada à visão do autor em desempenhar algo dando “passos além”, ao invés de apenas atuar de forma mediana, o que ele se refere a “marcar passos”. Para tanto, faz-se necessário: PENSAR O MELHOR POSSÍVEL; FAZER O MELHOR POSSÍVEL; e sempre AVALIAR OS RESULTADOS para depois, pensar o melhor possível, fazer o melhor possível, e, desta forma, engrenar um ciclo virtuoso.
“Faz parte da Alta Performance a sabedoria de ser humilde para aprender sempre...”, por isso, avaliar o resultado, estando disposto sempre a aprender e em melhorar: “... todo educador com sucesso deve divulgar o seu êxito e continuar a aprender e aprimorar-se – não sentando no trono do conhecimento já obsoleto. Um campeão olímpico se faz não porque repete os exercícios, mas porque busca sempre, a cada vez que se exercita, o melhor resultado.”
Esse ciclo nos leva a sair do ‘piloto automático’. Nos leva a pensar no que estamos fazendo e buscar dar o “passo além”, que “faz parte da Alta Performance, que deve ser incorporada, assimilada e praticada em todas as situações e momentos, até que ela se torne um hábito tão tranquilo quanto falar a língua-mãe.”
 
Mas de maneira prática, o que posso fazer para ser um Professor de Alta Performance?
Na realidade de sala de aula, que é o nosso foco nesta reflexão, o professor que quer dar “o passo além” deve conectar-se ao estudante e buscando extrair dele também o melhor e precisa ‘causar’ um impacto positivo neste estudante.
Trago então abaixo, algumas estratégias bem pontuais, aliada as ricas ideias do autor, para que você, TEACHER, possa CAUSAR efeitos em seus ‘students’, para atingir a ALTA PERFORMANCE em seu ensino, bem como ao aprendizado deles.
 
Ao TEACHER que atua com o MÉTODO ATHUS, procurei trazer informações e/ou dicas práticas, aliando ao nosso material nas observações.
 
1. EFEITO PIPOCA = Preparo mental dos alunos
A ideia deste efeito é permitir que os estudantes recebam estímulos mentais para participarem da aula do dia ou mesmo do assunto seguinte da aula de forma efetiva, a partir de perguntas que façam-nos resgatar conteúdos aprendidos anteriormente:
“Quem se lembra de uma palavra [...] da aula passada?”
Para conseguir este efeito, o autor sugere “premiar o primeiro aluno que se lembrou de uma palavra ou frase”, para que se siga o EFEITO PIPOCA:  “no começo estoura uma, depois outra, para, em seguida, os estouros seguirem uma sucessão imediata” e assim teríamos um ‘estouro’ de participação dos alunos na aula ou no assunto a ser abordado.
(OBS.: o passo 1 dos 7 passos do método Athus é maravilhoso para se conseguir este efeito!)
 
2. EFEITO COFFEE BREAK = Aula com mental-break
 “Muitos professores já perceberam que a mente dos alunos não aguenta permanecer concentrada [..., por isso] os melhores professores aproveitam para fazer um mental-break da aula [para...] trazer as mentes dos alunos para a participação coletiva outra vez”.
Para conseguir este efeito é necessário separar a aula em “aulinhas”, tendo cada uma delas “começo-meio e fim”, sempre verificando ao final de cada “aulinha” se houve entendimento e novamente bonificando quem participar e principalmente, quem teve êxito em absorver o conteúdo trabalhado, lembrando-se sempre que é essencial aumentar o ânimo da aula, aumentando também a interação professor-aluno e aluno-aluno.
“Se quem ensina consegue transmitir o prazer de ensinar, o aluno sente o prazer de aprender.”
 
(OBS.: a forma como o material Athus divide a lição em seções e a forma como cada seção é subdividida em tabelas e momentos específicos, já fazemos de cada tema uma “aulinha” separada, permitindo aos alunos estes “mental-breaks”. Lembre-se de fazer muitos exemplos práticos e requerer a participação dos alunos na construção destes exemplos e de se usar com muita propriedade dos exercícios de fluência oral do método – ‘bridges’, ‘changing tenses’ e ‘english conversation’ -  ‘teacher-student’ ou mesmo ‘student-student e bonificar os alunos na participação efetiva destas ferramentas.)
               
3. EFEITO POLÍTICA = Debates do final de cada aula
É muito importante fazer um fechamento a cada final de aula e este efeito tem a ver com a forma sugerida a fazer este fechamento.
Para este efeito, sugere-se estimular a memorização, debatendo “...o  que ‘aprendeu’ naquele dia”, através de um resumo feito por um estudante escolhido pelo professor, ou em forma de frase(s) que venha(m) a aplicar o conteúdo aprendido, sendo que os próprios alunos seriam responsáveis por validar o ‘discurso’ ou frase feitos pelo colega, ou seja “Quem achar que ele acertou, levanta a mão. Se a maioria levantar a mão, e o professor confirmar o acerto...” recebe uma bonificação.
(OBS.: para colocar em prática este efeito o ‘teacher’ Athus pode solicitar a um aluno uma ‘bridge’ que utilize o conteúdo aprendido no dia e ir fazendo um rodízio entre os alunos a cada aula, não esquecendo de bonifica-los e de fazer com que os colegas participem)
4. EFEITO TRAILER = Marketing da aula seguinte
Assim como se usam dos trailers para instigar a vontade dos espectadores a assistirem a um filme, “Para estimular mais a participação dos alunos no aprendizado, vale a pena instiga-los a assistir a próxima aula, oferecendo teasers do que eles vão aprender”,
É essencial ater-se as partes mais interessantes do próximo tema ou da próxima aula e abordar estas partes com os alunos, para fazer propaganda efetiva da aula seguinte e assim, conseguir causar o efeito trailer.
 
(OBS.: ‘Teacher’ Athus, basta você estar sempre preparado não só ao conteúdo da aula do dia, mas se antever ao conteúdo da próxima aula e usar do ‘jeito Athus de ser’ para deixar seus students instigados a participarem do próximo encontro.)
 
5. EFEITO BORBOLETA = Saída honrosa aos alunos “fracos”
Como nosso sistema de ensino o mérito dos alunos ainda está relacionado a notas, é sugerido ao professor procurar alternativas para não desestimular aqueles que não estão conseguindo estes resultados.
Para causa este efeito, o professor deve ajudar o aluno que pode estar se considerando uma ‘lagarta’ a ‘tornar-se uma borboleta’, auxiliando-o a perceber seus pontos fortes e utilizá-los cada vez mais. Um exemplo seria permitir que ele ensine o que sabe a outro colega.
(OBS.: Além das notas das provas, procure bonificar sempre os alunos pela participação em sala e também por cada evolução que o aluno tiver comparando-o com ele mesmo e não com o colega.)
 
6. EFEITO ATLETA = Pais e estudos diários em casa
“É sabido que pais que acompanham os estudos do filho propiciam que ele melhore seu rendimento em 80%”, então é essencial aumentar participação dos pais nos ´’treino’ diário de seus filhos.
Para o alcance deste efeito é essencial que os pais recebam da escola e dos professores orientações que os façam conhecer o método utilizado e o que os alunos devem fazer em casa como contato diário com o conteúdo e de que forma podem e devem acompanhar seus filhos de forma efetiva.
(OBS.: é essencial agendar encontros com os pais, para fazer uma espécie de ‘Aula Zero’ com os pais, para que eles dominem a ‘Rotina para sucesso no inglês’ repassada pelo material Athus aos students, para que os pais sejam nossos aliados no contato diário dos alunos com o Inglês e possam acompanha-los na jornada do curso.)
 
Alcançar a alta performance depende do querer do professor!
“Acredito que os educadores podem desempenhar a função de professores, tirando desse trabalho meios para seu sustento, mas eles têm outra tarefa – a de passar o prazer de viver na Alta Performance, uma filosofia de vida, aos seus alunos.”
 
Professor, espero de coração que você queira adotar esta filosofia, encontrando assim muito resultado em sua ‘performance’ de ensino e que seja muito feliz em seu trabalho e leve muitos alunos também a dar “o passo além” ser também um ‘aluno de alta performance’.
QUERO ESTUDAR ON-LINE
QUERO SER UM FRANQUEADO
QUERO ESTUDAR EM UMA UNIDADE ATHUS
< Voltar
Ligue Grátis para nossa
Central de Franquias através do
número 0800 600 1011